Como criar uma estratégia de marketing

Seja você um pequeno empresário ou parte de uma equipe de marketing maior, colocar seus produtos e/ou serviços na frente dos clientes pode ser um desafio empolgante. Saber como atrair seu mercado-alvo e entender como a criação de uma estratégia de marketing pode desempenhar um papel fundamental requer uma ampla gama de habilidades e conhecimentos.

Bem, dê uma olhada no que é uma estratégia de marketing e por que você precisa de uma. Também examinamos o que você precisa fazer para criar uma estratégia eficaz e as etapas a serem seguidas para chegar lá. Para ajudá-lo a criar o seu próprio, também incluímos alguns links para cursos úteis e relevantes. Quer saber mais sobre marketing, acesse https://agenciafaz.com.br/

O que é uma Estratégia de Marketing?

Primeiro, vamos dar uma olhada no que exatamente queremos dizer quando usamos o termo estratégia de marketing. À primeira vista, parece bastante simples – uma maneira de delinear sua abordagem de publicidade e vendas. Mas na realidade é um conceito mais complexo.

Olhando mais de perto, existem algumas definições úteis flutuando por aí. Uma das mais úteis é a da Investopedia, que define uma estratégia de marketing como um plano geral da empresa para alcançar consumidores em potencial e convertê-los em clientes dos produtos ou serviços que a empresa oferece.

Então é tudo sobre o planejamento estratégico de como apresentar seu negócio para as pessoas que vão comprá-lo. Como veremos, esse processo é multifacetado, envolvendo muita análise, preparação e pesquisa.

Por que eu preciso de um

Existem várias razões pelas quais sua empresa precisa de uma estratégia de marketing. Sem dedicar tempo para desenvolver uma estratégia de marketing, você acaba reduzindo a eficácia de seus esforços de publicidade e vendas. Existem várias razões para isso, muitas das quais são críticas para o crescimento do seu negócio:

Ajuda você a alcançar seu público-alvo

Uma das principais razões para desenvolver uma estratégia de marketing é ajudá-lo a se conectar com as pessoas certas. Conforme exploramos em nossa série sobre como iniciar um negócio, entender seu público-alvo é fundamental para o sucesso. Com uma estratégia de marketing estabelecida, você não apenas identifica quem são seus clientes e o que eles esperam do seu negócio, mas também obtém insights sobre maneiras de alcançá-los.

Ajuda você a gastar seu dinheiro nos lugares certos

Existem vários canais de marketing para escolher ao tentar se envolver com seus clientes. Além dos métodos clássicos, como publicidade impressa e TV, também existem opções de marketing digital, como mídias sociais, conteúdo e e-mail marketing. A criação de uma estratégia de marketing ajudará você a entender melhor onde investir seus gastos com marketing para obter o máximo retorno.

Mantenha seu marketing consistente

Quando você está tentando construir sua marca e alcançar novos clientes, a consistência é fundamental. As mensagens e imagens da sua marca em cada canal devem ser consistentes com a identidade geral da sua empresa. Uma estratégia de marketing ajuda a fornecer esse alinhamento e garantir que a mensagem que você está entregando seja clara e consistente.

Você obterá resultados mensuráveis

Fazer uma estratégia para o seu marketing também o ajudará a definir metas. Uma vez que estes estejam no lugar, você pode começar a medir a eficácia de seus esforços. Seja para métricas como ROI, engajamento ou taxa de conversão, esses insights podem ajudar você a refinar e melhorar seu marketing.

Ele serve como um guia

Quando você tem uma estratégia de marketing, você tem uma visão clara de como interagir com os clientes. Você entende suas personas e pontos problemáticos e como alcançá-los de maneira eficaz. Isso é útil para qualquer equipe ou indivíduo em sua empresa que deseja comercializar seu produto ou serviço e os orienta durante o processo.

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Plano de Marketing x Estratégia de Marketing

Se você estiver pesquisando como criar uma estratégia de marketing, provavelmente encontrará o termo plano de marketing. Esses dois termos são frequentemente usados ​​de forma intercambiável. Embora estejam intimamente relacionados, são conceitos diferentes que precisam ser tratados separadamente. Para sua conveniência, destacamos a diferença principal abaixo:

Estratégia de marketing

Uma estratégia de marketing é essencialmente uma extensão de sua estratégia geral de negócios. É a parte do raciocínio que influencia suas futuras decisões de marketing. Além de destacar seus objetivos de marketing, também deve detalhar como seus esforços de marketing o ajudarão a alcançá-los. Essencialmente, é a estrutura abrangente que vincula sua marca aos objetivos gerais do negócio.  Para saber mais sobre as melhores estrategias de marketing, acesse https://agenciafaz.com.br/blog/

Sua estratégia de marketing deve ser baseada em seus objetivos de negócios atuais e considerar sua identidade de marca, missão e mensagens. Essa estratégia também deve considerar a USP da sua empresa e como você a transmite.

Uma estratégia de marketing geralmente contém seções como:

  • Sumário executivo
  • Visão/objetivos da empresa
  • Análise de mercado
  • Detalhes do público-alvo
  • Análise do concorrente
  • Marca e mensagens
  • Canais de marketing relevantes

Plano de Marketing

Seu plano de campanha de marketing é o veículo pelo qual você executa sua estratégia de marketing. É um plano de ação que detalha como você implementará seus esforços promocionais. Isso inclui considerar coisas como como você promove, analisa e mede suas campanhas de marketing.

Planeje como alcançar seus clientes com este roteiro. Isso inclui coisas como prazos para entregar seus esforços de marketing, bem como as especificidades dos canais que você está segmentando. Neste documento, você normalmente inclui seções como:

  • Objetivos da campanha
  • Plano de conteúdo
  • Cronograma para entrega
  • Atividades de marketing
  • Responsabilidades
  • Orçamento

Como desenvolver uma estratégia de marketing eficaz

Quando se trata de marketing, estratégia e planejamento estão claramente relacionados. Desenvolver uma estratégia de marketing leva à criação de um plano, e nenhum é completo ou relevante sem o outro. Para ambos, é necessário que uma empresa olhe para dentro e para fora. Você precisa conhecer sua marca e seus clientes e encontrar maneiras de conectar os dois.

Para começar, descrevemos algumas das etapas que você pode seguir no desenvolvimento de estratégias e planos de marketing. Embora as etapas exatas geralmente variem de acordo com a organização, elas podem servir como base se você estiver trabalhando sozinho.

1. Comece com um objetivo

Suas metas de estratégia de marketing devem estar alinhadas com suas metas gerais de negócios. Por exemplo, se seu objetivo principal é atingir um determinado nível de vendas, o objetivo de sua estratégia de marketing pode ser aumentar os visitantes e as conversões do site em um determinado valor.

Você também pode começar definindo uma declaração de missão. Isso é essencialmente o que e como do seu negócio – uma descrição do que você deseja alcançar e como chegar lá. Embora menos mensurável de uma perspectiva interna, pode ajudá-lo a desenvolver uma mensagem central para seus esforços de marketing.

2. Faça sua análise de marketing

Antes de começar a criar um plano de marketing, você precisa entender o mercado que estará atendendo. A análise de marketing é fundamental para cada etapa desse processo. Mas primeiro você quer ter uma ideia da situação atual, tanto interna quanto externa.

Concentre-se em seus pontos fortes e fracos como empresa e no desempenho do mercado ultimamente. Procure tendências emergentes e estabelecidas e pense em como capitalizá-las. Além disso, tente destacar quaisquer desafios que você e seus concorrentes enfrentaram e podem enfrentar.

3. Conheça seus clientes

Seus clientes devem ser o foco de tudo que você faz quando está na fase de planejamento. Ao criar uma estratégia de marketing, você precisa antecipar quais são suas necessidades e como você pode atendê-las de forma mais eficaz do que seus concorrentes.

Nesta fase, você deseja identificar alguns de seus mercados-alvo e considerar suas personas de clientes. Esteja você começando um novo negócio ou ingressando em um já estabelecido, essas são duas das melhores maneiras de conhecer e entender seus clientes.

Depois de saber quem você deseja atingir, você pode começar a pensar em como fazer isso. Isso ajuda a tornar seu marketing mais direcionado e relevante, aumentando suas chances de sucesso.

4. Conheça seu produto e recursos

Quer você tenha um produto/serviço estabelecido ou esteja em fase de desenvolvimento, você precisa saber o que vai oferecer aos seus clientes. Seu objetivo aqui é entender sua posição no mercado/indústria.

Existe uma técnica bastante estabelecida que você pode usar nesta fase, conhecida como os 4 Ps do Marketing Mix. Esses quatro pontos são:

  • Produtos: Aqui você deseja examinar o que você oferece aos seus clientes e o que o torna único. Pense em como ele atende às necessidades de seus clientes e se há algum recurso que você pode adicionar.
  • Preço;Como você pode esperar, isso se refere a quanto você cobra pelo produto e como ele se compara aos concorrentes. Pense também em como você pode aumentar sua participação no mercado por meio de promoções etc.
  • Promoção: Onde você pode promover seu produto e o que mais atrairá seu público? Essas são questões que você precisa considerar, além de como essas promoções se relacionam com a identidade da sua marca.
  • Localização: Por fim, você precisa considerar onde seu produto/serviço será vendido. É só online? Ou tem que pensar em lojas físicas? Quão fácil é para os clientes encontrarem o caminho de volta? E quem vende seu produto?

Os 4 Ps podem lhe dar uma melhor compreensão dos produtos e recursos à sua disposição no marketing.

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5. Defina melhor seus objetivos

Você já deve ter alguns objetivos gerais para o seu negócio, conforme descrito na primeira etapa. Para atingir esse objetivo, você deve ser estratégico. Você precisa pensar em alguns dos objetivos que pode alcançar no caminho para alcançar seu objetivo geral.

Tal como acontece com muitos dos itens listados aqui, os objetivos exatos dependerão em grande parte do seu negócio específico. No entanto, os exemplos incluem:

  • Adquirir novos clientes
  • Aumentar as vendas ou as taxas de conversão
  • Aumentar o reconhecimento e o envolvimento da marca Aumentar
    sua lista de e-mails

Você deve definir metas mensuráveis ​​além dessas. Por exemplo, uma meta pode ser adicionar 2.000 novos assinantes à lista de e-mail até o final do ano. Lembre-se, essas devem ser metas SMART – específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e oportunas.

6. Técnicas de esboço

Uma vez que você delineou e definiu seus objetivos, é hora de pensar em algumas das técnicas disponíveis e canais de marketing que podem ajudá-lo a alcançá-los. Novamente, isso depende muito de seus negócios e objetivos específicos, e há vários métodos e ferramentas diferentes para escolher.

Vamos usar a meta de assinatura de e-mail acima como exemplo. Você pode pensar em técnicas como aumentar o tráfego do site por meio do marketing de mídia social. Da mesma forma, você pode desenvolver sua estratégia de conteúdo para ter mais calls-to-action de assinatura. Você pode usar análises de marketing para destacar o que está impulsionando sua taxa de assinatura.

7. Defina um orçamento

Se isso deve estar em sua estratégia ou plano de marketing é discutível. No entanto, onde quer que você o inclua, é uma parte essencial do processo. Você precisa ter certeza de ter alocado dinheiro suficiente para atingir seus objetivos sem ser um desperdício. Da mesma forma, você quer ter certeza de que seu investimento gera retorno suficiente para que os esforços de marketing valham a pena.

Cobrimos os elementos do orçamento em um de nossos artigos sobre como iniciar um negócio. Aqui enfatizamos a importância de estimar com precisão suas despesas e prever seus retornos. Nesta situação, os mesmos pontos se aplicam.

8. Crie um Plano de Marketing

Este é um passo importante ao tentar criar uma estratégia de marketing. Vamos cobrir as etapas básicas para este processo mais tarde, então não entraremos em detalhes aqui.

9. Analise o desempenho

Como acontece com quase todos os elementos da administração de um negócio, é importante ter um método detalhado para medir o desempenho. Ao desenvolver estratégias de marketing, você precisa considerar como medirá o sucesso de suas campanhas.

Além de coisas como análise da web, você também pode obter informações sobre vários outros fatores relacionados ao seu marketing. Em última análise, você deve usar esses dados para avaliar e melhorar sua estratégia de marketing.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Estrat%C3%A9gias_de_marketing

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